Powered By Blogger

sábado, 27 de novembro de 2010

SP Acontece - Como se faz um Panetone?

PANETONE DA PALMIRINHA ONOFRE

Receita de Panetone






INGREDIENTES



Esponja

- 5 tabletes de fermento para pão

- 1 colher (sopa) de açúcar

- 1 xícara (chá) de água

- 1 xícara (chá) de farinha de trigo



Massa

- 1 kilo de farinha de trigo

- 12 colheres (sopa) de açúcar

- 4 ovos levemente batidos

- 3 colheres (sopa) de manteiga

- 1/2 litro de leite

- 1 colheres (sobremesa) de essência de panetone

- Raspas de limão e laranja

- 400 gramas de frutas cristalizadas





MODO DE FAZER



Esponja

- Em um recipiente coloque o fermento, açúcar, água morna e a farinha. Deixe descansar até dobrar de volume (cerca de 15 minutos).

Massa

- Em um recipiente coloque a farinha (reserve um pouco), açúcar, ovos, manteiga, raspas de laranja e de limão, essência de panetone, o leite e a esponja. Mexa com colher de pau (se necessário use a farinha reservada). Agregue frutas cristalizadas. Distribua em formas próprias para panetone (de papel). Acomode-as em uma assadeira retangular. Deixe dobrar de volume. Leve ao forno pré aquecido 150° c por 25 a 30 minutos e 180°c por mais 15 a 20 minutos.

Para fazer recheado com bombons, não agregue as frutas cristalizadas. Coloque uma parte de massa em forma própria para panetone. Recheie com 5 bombons. Cubra com a massa. Deixe dobrar de volume e leve ao forno 150°c por 25 a 30 minutos e 180° por mais 15 a 20 minutos.



Dica: recheie com queijo meia cura e goiabada, bombons e baba de moça.



Tags: Culinária

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Aprenda a fazer deliciosas trufas de morango

faça os biscoitinhos,usando só a metade

faça as bolachas use somente a metade da receita,coloque em pacotinhos e venda para parentes e amigos,se estiver precisando  de um dinheirinho extra.

Bolachas de Natal

  • 2 kg trigo (reserve)

  • 4 copos de açúcar

  • 1 copo de óleo

  • 100 g de coco

  • 500 g de amido de milho

  • 1 colher de sopa sal

  • 4 ovos

  • 1 pacotinho de sal amoníaco

  • 1 xícara de leite

  • Cobertura:

  • 12 colheres de açúcar com 1 xícara de água

  • 4 claras com 12 colheres de açúcar

  • Para decorar:

  • açúcar colorido

  • Cravo, canela, nós moscada a gosto
    1. Misture o açúcar, o óleo, o coco, o amido de milho, o sal, os ovos e reserve
    2. Dissolva o sal amoníaco no leite morno
    3. Despeje sobre os demais ingredientes, misture e vá acrescentando trigo até obter o ponto que desejar
    4. Meio firme para passar na máquina, ou firme para esticar a massa na mesa para cortar com forminhas de bolacha
    5. Asse as bolachas em forno brando até dourar
      Cobertura:
    1. Bata as claras em neve acrescente 12 colheres de açúcar até formar picos firmes
    2. Com a água e as 12 colheres de sopa de açúcar faça uma calda no ponto de fio
    3. Ligue a batedeira no máximo e vá acrescentando a calda de açúcar quente à clara em neve até formar um glacê em ponto firme
    4. Coloque as bolachas lado a lado em uma mesa grande, essa receita rende uma bacia grande de bolachas
    5. E passe o glacê uma a uma e vá polvilhando açúcar colorido
    6. Prefira fazer essas bolachas no final da tarde para que possa deixar as bolachas secando a cobertura de um dia para o outro
    7. No dia seguinte pode acomodar as bolachas em potes ou presentear seus amigos ou parentes com pacotinhos decorados cheinhos de bolachas com um cartão de natal anexo
  • segunda-feira, 22 de novembro de 2010

    Virado de feijao (simples e delicioso

  • Feijao cozido e temperado que restou do almoço, ou um novinho

  • Farinha de milho em flocos

  • Banha de porco ou óleo de soja (com banha de porco fica bem mais saboroso)

  • Caldo de galinha (a gosto)

  • Sal a gosto (se precisar)

  • temperos de sua preferência

    1. Coloque a banha de porco (óleo) na frigideira ou em uma panela e leve ao fogo médio
    2. Adicione o caldo de galinha e mexa
    3. Após, coloque o feijão e vá mexendo lentamente
    4. Depois de esquentar o feijão, adicione a farinha de milho até ficar em ponto consistente
    5. Depois, é so mandar

    entrem aí

    Blog da Galera 2493B: Aula 19: Anúncios de Revista
    de Seven 2493B
    Na Aula 19 (03/11/2010) foi dada continuidade no projeto da revista iniciada na Aula 18. O projeto agora foca a criação de anúncios para publicação e tivemos que marcar os espaços na página seguindo o padrão abaixo (clique para ampliar) ...

    domingo, 21 de novembro de 2010

    chimarrão

    Reprodução InternetIngredientes:
    Erva Mate - 2/3 de uma cuia
    Água Morna ou Quente – a gosto

    Modo de fazer:

    1 - Encha dois terços de uma cuia (vasilha onde se toma o chimarrão) com o mate.
    2 - Faça um montinho em um dos lados da cuia e jogue água morna ou quente até a boca.
    3 - Espere 5 minutos antes de beber para dar tempo da erva inchar.
    4 - O primeiro gole deve ser cuspido pois sempre vem com um pouco do pó do mate.
    Se quiser repetir, não precisa colocar mais mate, basta encher a cuia de água novamente.

    Como conciliar envelhecimento e alimentaç ão

    De uma coisa os seres humanos não escapam: do envelhecimento, uma experiência que leva o corpo humano a progredir continuamente. As razões pelas quais envelhecemos ainda não são bem compreendidas pela ciência, mas é sabido que a alimentação exerce enorme influência na velocidade e na forma com que o nosso organismo envelhece.

    Por isso, é bom sempre manter uma alimentação equilibrada e elaborada por um especialista – o nutricionista. Vegetais são fundamentais no processo, pois são ricos em antioxidantes (como vitaminas A, C, E) e fitoquímicos e contribuem para a prevenção e retardamento da progressão de alguns cânceres. Ricos em fibras, auxiliam ainda na melhora do funcionamento intestinal, controlando também os níveis de açúcar no sangue e reduzindo os níveis de colesterol.

    Através do nutricionista, conseguimos conciliar o consumo de alimentos ricos em diversos nutrientes. Estes são fundamentais para se manter um peso saudável e, ao mesmo tempo, são capazes de oferecer uma alimentação adequada que supra todas as necessidades nutricionais de maneira individualizada. O baixo peso é um grande problema para idosos, muitas vezes devido a dificuldades como falha da dentição, falta de apetite e uso de medicamentos que desencadeiam a anorexia em idosos.

    Consuma diariamente alimentos ricos em cálcio e vitamina D. Ambos são fundamentais para se manter a saúde óssea. Faça caminhadas ao sol por pelo menos 30 minutos diários, auxiliando desta forma que o próprio corpo humano sintetize a vitamina D. Durante o inverno, quando a exposição do sol é reduzida, aconselhamos em alguns casos o uso de suplementos da vitamina.

    A absorção da vitamina B12 e ácido fólico é reduzida conforme a idade, mas é fundamental seu consumo regular. O idoso deve ainda ter uma atenção especial quanto à hidratação.

    Calorias

    As necessidades calóricas de um idoso maior de 70 anos estão em geral diminuídas e associadas à atividade física menor. O metabolismo no idoso de 50-70 anos é reduzido em cerca de 7,5% e cai em 10% após 70-80 anos. Recomenda-se para os idosos com idade acima de 65 anos: 35 a 40 Kcal/kg/dia e para as idosas, 33 a 40 Kcal/kg/dia.

    Proteínas

    Nos idosos, a síntese de proteínas está mais lenta e sua digestão e incorporação estão reduzidas. Portanto, devemos ofertar mais qualidade proteica do que quantidade; o idoso não deve fazer dietas restritivas e vegetarianas extremas. Os aminoácidos essenciais têm suas necessidades aumentadas em até duas vezes em relação às recomendações de um adulto, para manter o balanço nitrogenado positivo (exemplos: metionina e lisina).

    Carboidratos

    A maior parte da oferta calórica diária deve vir dos carboidratos (50-60%). Os idosos podem ter alterações da curva glicêmica similar ao diabético, em que é importante ofertar carboidratos integrais ricos em fibras e alimentos com baixo e moderado índice glicêmico.

    Devemos restringir a sacarose e as farinhas altamente refinadas, que estão associadas a causas de constipação intestinal, câncer de cólon e diabete mellitus. Dar preferência aos carboidratos complexos como arroz, pães e massas integrais, aveia, bolachas integrais, frutas e vegetais variados. É comum idosos apresentarem flatulência com alguns vegetais como brócolis, pimentão, pepino, couve-flor. Uma dieta rica em fibras ajuda na integridade intestinal e diminuição da flatulência.

    Lipídios
    Os idosos tendem a apresentar elevação da pressão arterial, aumento do colesterol total e LDL (colesterol ruim) e diminuição do HDL (colesterol bom), principalmente com a redução da atividade física. Normalmente o idoso apresenta uma deficiência de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K).

    As recomendações de gorduras da dieta do idoso devem ser de 25-35% do valor calórico total da dieta. Em alguns casos, recomenda-se um aumento de 30-40% do valor calórico, o que torna a dieta mais palatável ao idoso com caquexia ou anorexia.

    sábado, 20 de novembro de 2010

    ARTRITE,TEM SOLUÇÃO.

    QUE TAL SE NÓS FALASSEMOS UM POUCO SOBRE SAÚDE! Aa NOSSA SAÚDE TEM MUITO HAVER COM A NOSSA ALIMENTAÇÃO.sE VOCE ESTÁ COM PROBLEMAS NOS OSSO,E SOFRE DORES TERRÍVEIS,PORQUE NÃO APPOSTAR EM ALIMENTOS QUE PODEM PELO MENOS MINORAR TUAS DORES?FOI PENSANDO NISSO QUE RESOLVI DEIXAR ESSA POSTAGEM PARA VOCES...A alimentação adequada pode prevenir e controlar sintomas das artrites que incomodam milhares de pessoas. A nutricionista Karin Honorato explica, no G1 MG, que o segredo é consumir alimentos que contêm Ômega 3 e , por isso, têm poder anti-inflamatório. Karin cita como exemplo o salmão, a sardinha,  semente de girassol, castanhas e nozes. Segundo a nutricionista, pessoas que sofrem com a artrite devem evitar laticínios e embutidos, açúcares e farinhas em excesso.
    O professor acupunturista e fitoterapeuta Fernando Braga complementa as explicações da nutricionista com orientações da medicina oriental. Ele destacou, por exemplo, o valor do gengibre no combate às dores provocadas pelas artrites.GOSTARAM,EM BREVE TEREMOS MAIS.

    CARNE RUIM PRA CARAMBA,DURA...TEM COMO FICAR MACIA.

    HOJE,SABÁDO,TRABALHOU O DIA TODO E AGORA SÓ O QUE VOCE QUER É...DESCANSAR!ÓLHA NA GELADEIRA E AQUELE PEDAÇO DE CARNE DE GADO ,DURA,FEIA,ESTÁ LÁ TE OLHANDO E VOCE OLHA PRA ELA E PENSA.VOCE É RUIM,HEIN?O QUE QUE EU FAÇO?  MAS TEM UM A LATINHA DE CERVEJA BRANCA OU PRETA,TANTO FAZ,ENTÃO VOCE...
    PICA MEIA CEBOLA BEM PICADINHA,UM TOMATE,E PÕE UMAS 4 COLHERES DE AZEITE NA PANELA DE PRESSÃO,JOGA A CEBOLA ,UM ALHO AMASSADO,O TOMATE E EM CIMA DE TUDO ISSO A CARNE DE OLHAR FEROZ,EM CIMA DELA DESPEJE MEIA LATA DA CERVEJA E MEIA LATA DE AGUA,SAL A GOSTO,MEIA LATA DE MASSA DE TOMATE,FECHA A PANELA E EM MEIA HORA DEPOIS DE COMEÇAR A FERVER VOCE TEM UMA CARNE SUCULENTA,MACIA,SE DERETENDO TODA.BOM APETITE.COME COM PÃO E SALADA E COM A OUTRA METADE DA CERVEJA PRA ACOMPANHAR.

    essa é boa!

    Comida Boa

    O comandante geral do exército faz uma visita ao pelotão
    e pergunta aos soldados:
    — Que tal a comida por aqui?
    — Nós brigamos por ela o tempo todo! — respondeu um oficial.
    — Nossa! É tão boa assim?
    — Não... Quem perde a briga é que tem que comer!

    fritar ovo é fácil!

    oi pessoal,eu tive a felicidade de achar  no blog, do janio essa deliciosa receita,experimentem:
    Ingredientes e requisitos- fogão ou equivalente;
    - frigideira ou equivalente;
    - escumadeira, espátula ou equivalente;
    - óleo de cozinha ou equivalente;
    - ovo de galinha, de pata, de gansa, de qualquer bicho, ou equivalente;
    - sal ou equivalente.
    Modo de preparo
    - Certifique-se de que a frigideira ou equivalente esteja bem limpa e seca.
    - Acenda o fogão ou equivalente, e ponha a frigideira ou equivalente para aquecer.
    - Ponha no fundo da frigideira ou equivalente (doravante apenas “frigideira”) um “filete” de óleo de cozinha ou equivalente, suficiente para cobrir suavemente a área útil do fundo da frigideira.
    - Quando a frigideira (agora untada) estiver bem aquecida, abra o ovo ou equivalente (ver detalhes desta operação abaixo) e despeje o seu conteúdo sobre o óleo ou equivalente (doravante apenas “óleo”) que recobre o fundo da frigideira.
    - O processo de fritura já estará em andamento. Portanto, polvilhe o sal ou equivalente (recomenda-se iniciar com doses pequenas, e ir aumentando aos poucos, pois cada organismo pode ter uma reação diferente a esse tipo de substância) sobre o ovo ou equivalente (doravante apenas “ovo”) fritando.
    - Quando o ovo tiver a aparência desejada, em termos de cor e textura da gema (aquela parte amarela, no meio do ovo; a outra parte se chama clara), desligue o fogão, e com o auxílio da espátula (ou escumadeira, ou equivalente) retire o ovo da frigideira.
    Detalhe sobre o processo de abrir o ovo
    Há várias técnicas para se abrir um ovo, todas igualmente complicadas. Tentaremos descrever uma que seja um pouco mais universal. Os requisitos para a execução desta técnica são uma faca de cozinha ou equivalente (doravante apenas “faca”), um ovo e duas mãos. Supõe-se que o executante seja destro.
    - Segure o ovo na palma da mão esquerda.

    quarta-feira, 17 de novembro de 2010

    MACARRÃO CASEIRO

    Ingredientes500g de farinha de trigo
    5 ovos
    1/2 xícara (café) de óleo
    2 colheres (sobremesa) de sal
    trigo para polvilhar


    Preparo
    Coloque o trigo em uma superfície lisa e faça um buraco no meio. Coloque os ovos, o óleo e o sal e misture bem e sove até a massa ficar homogênea.
    Deixe descansar por 1 hora.
    Divida a massa em 4 partes.
    Abra a massa com um rolo sempre polvilhando a farinha de trigo para não grudar.
    Deixe a massa esticada descansar por 1 hora para secar.
    Em seguida enrole como um rocambole e com uma faca bem afiada corte na largura desejada (talharim, espaguete ou espaghetini, lasanha, etc).
    Com a massa já cortada, salpique mais farinha de trigo e vá desenrolando o macarrão. Deixe secar por mais 1 hora.

    Cozinhe em 5 litros de água fervente, com um fio de óleo e sal à gosto. Cozinhe em partes, não coloque todo de uma vez só.
    O macarrão caseiro cozinha mais rápido que o macarrão industrializado. O macarrão estará cozido quando subir à superfície (igual nhoque).

    terça-feira, 16 de novembro de 2010

    Pão francês

    Ingredientes

    • ½ quilo de farinha de trigo
    • 15 g de fermento para pão
    • 15 g de sal
    • 20 g de açúcar
    • 1 colher (sopa) se margarina

    Modo de Preparo

    1. Dilua o fermento em um copo de água morna com o açúcar.
    2. Misture os outros ingredientes.
    3. Amassa e levante, empurrando a massa para frente, com a palma da mão e dobrando-a sobre si mesma.
    4. Se for necessário, coloque mais água e mais farinha.
    5. A massa não deverá grudar nas mãos.
    6. Deve ficar com aspecto leve e esponjoso.
    7. Deixe descansar por duas horas.
    8. A seguir, amasse novamente e prepare o pão, dando-lhe o formato desejado e coloque no tabuleiro untado.
    9. Se estiver pegajosa, espalhe mais farinha por cima.
    10. Deixe que ela descanse mais uma hora.
    11. Aqueça o forno e pincele o pão com água antes de colocá-lo no forno.
    12. Assar por 40 minutos mais ou menos

    sagú com uva,feito com a fruta mesmo.

    Sagu com uva vênus
    Ingredientes:
    - 500g de uva
    - 3 copos (200 ml) de água
    - 1 xícara e meia de sagu
    - 1 xícara e meia de açúcar cristal
    Modo de fazer:
    Primeiro lave a uva e separe os grãos inteiros com casca e tudo! Coloque numa panela com a água e leve para o fogo até ferver. Cozinhe por mais 15 minutos, aproximadamente. Lave o sagu em água fria para que os grãos ficem maiores. Depois, misture o sagu aos poucos na uva que está no fogo. Não pare de mexer para que não empelote. Por último coloque o açúcar (se preferir diminua a quantidade de acordo com o seu gosto, quando a uva está bem doce não é necessário usar tanto açúcar). Cozinhe por mais 15 minutos ou até deixar as bolinhas de sagu macias. Aí é só colocar num prato, levar à geladeira para esfriar e depois saborear!!!

    sábado, 13 de novembro de 2010

    SOBREMESA:TRUFAS.

    Trufas Surpresas
    Ingredientes:
    Para as trufas negras: 1 tablete de chocolate meio amargo (200g), picado, 5 colheres (sopa) de creme de leite, 1 colher (sopa) de manteiga
    Para as trufas brancas: 1 tablete de chocolate branco (200g), picado, 8 colheres (sopa) de creme de leite
    Confecção:
    Trufas Negras:
    Aqueça o creme de leite em banho-maria, acrescente o chocolate meio amargo e a manteiga, e mexa com uma espátula até obter um creme homogêneo. Passe para um prato e deixe na geladeira por 4 a 5 horas.
    Trufas Brancas:
    Aqueça o creme de leite em banho-maria, junte o chocolate branco, e mexa até obter um creme liso. Deixe na geladeira por 4 a 5 horas. Prepare as trufas fazendo bolinhas com a massa escura e cobrindo-as, a seguir, com a massa clara, ou ao contrário. Passe os docinhos no chocolate branco ou no chocolate meio amargo ralado, conforme a camada externa de cada um, respectivamente

    FEIJÃO BRANCO BEM TEMPERADO.

    LAVE DUAS XICARAS DE FEIJÃO BRANCO,COM 4 AGUAS,FRIAS,FEIJÃO TEM QUE LAVAR BEM,SEM DETERGENTEÉ CLARO,SÓ ÁGUA!...COLOQUE EM UMA PANELA DE PRESSÃO,E AÍ VOCE COLOCA TUDO JUNTO:UM TOMATE INTEIRO,2 DENTES DE ALHO COM CASCA, INTEIROS,MEIA CEBOLA,200 GR. DE LINGUIÇA CALABRESA,SAL A GOSTO.
    COLOQUE AGUA ATÉ PASSAR 4 DEDOS ACIMA DE TUDO ISSO,FECHE A PANELA E DEIXE FERVER POR 35 MINUTOS.DESLIGUE A PANELA,DEIXE SAIR A PRESSÃO VERIFIQUE SE JÁ ESTÁ COZIDO E O SAL.E BOM APETITE.

    sexta-feira, 12 de novembro de 2010

    Caixa de entrada de comentários

    Caixa de entrada de comentários

    CONVERSANDO COM AS PANELAS!

    VAMOS CONVERSAR COM AS PANELAS, FAZER O TRIVIAL FEIJÃO COM ARROZ,OS SOFISTICADOS,OS IMPORTANTES E OS SEM IMPORTANCIA,VOCE CASOU-SE ONTEM?NÃO SABE FRITAR OVO?NÃO FIQUE ENVERGONHADA ,AQUI VOCE VAI FAZER TUDO CERTINHO CONVERSANDO COM AS PANELAS! LEGAL,SEJAM BEM VINDAS (OS),JÁ GOSTO DE VOCES,PERGUNTEM,POSTEM FALEM A VONTADE!FAÇO DOCES E SALGADOS PARA FORA,DIET,SEM GLUTEN,SEM LACTOSE E OS NOSSOS NORMAIS.VALE A PENA HEIN??VAMOS COMEÇAR...